quinta-feira, 9 de novembro de 2017


Linha do Trem




Em 1922, foi elaborado um projeto para a construção de um ramal da estrada de ferro, ligando Patos - Santa Luzia - Juazeirinho. Esta obra chegou a ter os serviços de preparação dos leitos iniciados. Esse ramal deveria ter 46 Km de extensão, dos quais 3.440 m já estavam construídos e 6.380 m em construção, 46 bueiros, 3 pontilhões e uma ponte de concreto armado construídos e 2 pontilhões em construção.

No entanto a ferrovia não foi concluída por ordens da chamada comissão Rondon (Marechal Rondon), que no parecer cita o seguinte: " ... o ramal sem prejuízo poderia esperar para ser construído, a terminação das grandes açudagens e dos canais de irrigação, mesmo porque é de presumir que só passa a ter tráfego apreciável depois de removido as causas das secas." (Almeida, 1980: 356-7).

Algumas dessas obras d'artes podem ainda ser encontradas próximas a cidade de Santa Luzia, numa distância não mais que 7 km no sentido Santa Luzia - Junco do Seridó no sítio Olho D'água. São bueiros construídos em pedras e alvenaria, aterros e cortes prontos para o assentamento dos dormentes como vemos nas fotos abaixo.

Fonte: Blog de Mário Ferreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário